O projeto “Vamos Jogar e Aprender”, do Instituto Brasil Solidário (IBS), que ensina educação financeira e fiscal por meio de jogos de cartas e tabuleiros, está se expandindo nas escolas públicas do Ceará
Iniciado em 2017 no interior cearense, o programa já alcança 637 municípios brasileiros, incluindo 63 cidades do Ceará, impactando mais de 1,6 milhão de estudantes.
A iniciativa fornece gratuitamente kits com jogos como Piquenique, Bons Negócios e Família PIC$, além de suporte pedagógico, planos de aula e formação continuada para os professores, inclusive com acessibilidade em Libras.
Segundo o IBS, os materiais ajudam a desenvolver habilidades como planejamento financeiro, consumo consciente e empreendedorismo de forma lúdica e interdisciplinar.
Mais de 200 mil alunos impactados
No Ceará, são 226.377 alunos beneficiados, o que corresponde a 18,36% da rede pública estadual. Sobral é destaque, com 100% das escolas municipais participantes.
O projeto também integra a premiação da OLITEF – Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira, parceria entre a B3 e a Secretaria do Tesouro Nacional, que distribuiu kits de jogos e recursos de R$ 100 mil em investimentos para 54 escolas públicas selecionadas.
O IBS mantém abertas as inscrições para novos municípios interessados em aderir ao projeto em 2025. Mais informações neste no perfil do projeto.
Veja lista de cidades do CE com o programa
Acopiara
Aiuaba
Altaneira
Apuiarés
Aquiraz
Ararendá
Aratuba
Arneiroz
Assaré
Baixio
Barro
Beberibe
Boa Viagem
Camocim
Canindé
Cariús
Carnaubal
Cascavel
Catarina
Catunda
Caucaia
Crateús
Crato
Ereré
Eusébio
Fortaleza
General Sampaio
Guaraciaba do Norte
Hidrolândia
Iguatu
Ipaporanga
Ipueiras
Iracema
Irauçuba
Itapajé
Jijoca de Jericoacoara
Juazeiro do Norte
Jucás
Limoeiro do Norte
Maracanaú
Milagres
Monsenhor Tabosa
Morrinhos
Nova Russas
Orós
Parambu
Pentecoste
Pindoretama
Poranga
Quiterianópolis
Quixelô
Quixeramobim
Saboeiro
Salitre
Santa Quitéria
São Gonçalo do Amarante
São João do Jaguaribe
Sobral
Tamboril
Tauá
Tejuçuoca
Tianguá
Ubajara
Umirim
Reportagem - Victor Ximenes.
Fonte - Diário do Nordeste.
0 Comentários