Os reservatórios atingiram o nível máximo de armazenamento faltando 15 dias para o início oficial da quadra chuvosa no Estado, que vai fevereiro até maio. As sangrias se devem às fortes chuvas de pré-estação registradas nesta semana. Na quarta-feira, 15, o Ceará registrou o dia mais chuvoso em três décadas.
A barragem Patos superou seu volume máximo de 7,55 milhões de metros cúbicos pelo terceiro ano consecutivo. As chuvas registradas nesta quarta-feira, 15, que atingiram aproximadamente 140 mm no município, resultaram em um aumento de 45% no volume do açude, elevando seu nível em apenas dois dias.
Já o açude Forquilha, na região do Acaraú, ultrapassou a marca de 50,1 milhões de metros cúbicos pelo terceiro ano consecutivo. De acordo com a Cogerh, o reservatório abastece a sede municipal, comunidades vizinhas e indústrias da região. Na quinta-feira, o município registrou um acumulado de 203 mm de precipitações.
No Ceará, o volume atual dos 157 açudes monitorados pela Cogerh é de 8 bilhões de metros cúbicos. Isso corresponde a 43,2% da capacidade total do Estado, que é de 18.517,2 hectares-metros cúbicos (hm³).