RÁDIO CATARINA ONLINE, CLIQUE NO PLAY

Raio causa morte de 18 cabeças de gado no interior do Ceará; o caso aconteceu em Lavras da Mangabeira.

 Uma descarga elétrica atingiu 18 cabeças de gado no município de Lavras da Mangabeira, distante 440 km de Fortaleza, no Ceará. O caso ocorreu em uma fazenda pertencente ao vice-prefeito da cidade, Dr. Tavinho (PSB), na madrugada da última terça-feira, 7. Os animais não resistiram ao impacto da descarga.

Um funcionário da fazenda, localizada no Sítio Karaíbas, registrou o momento em que as vacas estão caídas no perímetro. É estimado que o prejuízo causado pela morte dos animais seja de R$ 70 mil. “É uma coisa muito séria, não dá pra mostrar tudo porque caiu uma longe da outra”, destaca o funcionário.

A descarga elétrica ocorreu durante as chuvas que atingiram o município na madrugada da última terça-feira, 7. De acordo com o calendário de chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Lavras da Mangabeira registrou 53.6 mm de chuvas.

Conforme levantamento feito pela Enel, cerca de 275 mil raios foram registrados no Ceará ao longo do ano de 2024. A apuração foi realizada por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta, que acompanha, entre outras ocorrências, descargas atmosféricas no Estado.

As cidades mais atingidas no ano passado foram:

  • Granja (9.456)
  • Santa Quitéria (9.167)
  • Aurora (6.206)
  • Jaguaretama (5.353)
  • Cariús (5.309)

As macrorregiões com maior número de registros em 2024 foram: Cariri (45.299), Centro-Sul (41.249) e Vale do Jaguaribe (37.492).

Neste ano, com o início da quadra pré-chuvosa, mais de sete mil raios já foram contabilizados em todo o Estado, com destaques para o Cariri (3.034) e o Sertão de Sobral (1.533).

A Enel orienta que a população adote algumas medidas dentro de casa durante uma tempestade. A primeira delas é evitar o uso de aparelhos conectados à tomada, como celulares, tablets e ferro elétrico, por exemplo.

Reportagem - Luiza Vieira. Foto - O Povo Online. 

Fonte - O Povo Online. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem