Em 1910 o Padre José Francisco de Oliveira, vindo do município de Saboeiro, marcava o local da futura capela de São José no Sítio Santa Catarina, hoje, município de Catarina, sob as terras doadas por João Ferreira dos Santos.
Um ano após a marcação do local onde seria construída a Capela de São José, em 1911, João Ferreira dos Santos, filho de Francisco Ferreira dos Santos, contou com ajuda da senhora Maria José de Andrade, avó do Senhor José Augusto Paes de Andrade (in memoriam) que doou telhas, caibros e ripas.
Ainda naquele mesmo ano, em 1911, em sistema de mutirão dava início a construção da Capela. João Ferreira dos Santos e outras pessoas doaram os tijolos para a construção da Capela de São José, hoje conhecida como Igrejinha de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Em março de 1913, foi terminada a Capela. Em 1914 o padre José Francisco de Oliveira celebrava a primeira missa na Capela de São José, hoje Igrejinha de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Documentos da época atestam que a primeira criança a ser batizada na Capela de São José foi Manoel Ferreira (in memoriam).
Dados extraídos do livro “História & Estórias de Catarina” do escritor e historiador Iran Paes de Andrade, com texto adaptado para reportagem por Diomar Araújo
REDES SOCIAIS