Os eleitores de duas cidades do Ceará já sabem quem será o prefeito pelos próximos quatro anos. e São João do Jaguaribe têm apenas uma opção de voto para a gestão executiva nas eleições 2024 e eles serão eleitos se tiverem apenas um voto.
Em Mucambo o único candidato é Elenilson José da Conceição (PSB). Já em São João do Jaguaribe resta votar em Raimundo César Morais Maia (PSD).
A possibilidade de eles não serem eleitos é se tiverem o pedido de candidatura negado ou se eles desistirem por algum motivo. Em casos como esse, a Justiça Eleitoral deve convocar novas eleições.
Caso parecido ocorreu nas eleições de 2020 em Jaguaretama. O então gestor municipal Glairton Cunha (PP) foi o único inscrito e conseguiu se reeleger.
Nas eleições municipais anteriores, em 2020, em 106 dos 5.568 municípios, apenas uma pessoa se candidatou para ocupar a prefeitura. O número de municípios com candidatos únicos ficou próximo ao registrado em outras eleições municipais. Foram 95 municípios em 2016 e 108 em 2012.
Conforme a Lei das Eleições, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um para ser eleito. No entanto, como votos brancos e nulos não contam como válidos, nessas cidades é necessário apenas um único voto válido para que o candidato seja eleito.
Na prática, portanto, o candidato precisa apenas votar em si mesmo.
Fonte: G1 Ceará.