A paciente atendida foi Maria de Lourdes Leite, 74. Ela é natural de Aiuaba, da localidade de Lagoa do Umbu, na zona rural do município, que é uma dos 20 contemplados com o serviço da unidade de saúde. A idosa convivia com um nódulo próximo ao olho direito e comemorou o atendimento no hospital perto de sua cidade. Aiuaba fica a cerca de 260 km de distância de Quixeramobim e a 417,35 km de Fortaleza.
"O doutor disse que precisava tirar e no mesmo dia eu fui operada. Eu achei que foi bom me mandarem para cá, é mais perto de casa", disse a paciente.
Lourdes recebeu alta na terça-feira, 16, e, segundo a Secretaria da Saúde, continua sendo acompanhada pela equipe médica, devido à proximidade dos municípios com o hospital.
A idosa foi uma das 12 pacientes atendidas na última segunda-feira. De acordo com informações da Sesa, o novo serviço de saúde do hospital poderá atender aos 660 mil cearenses da macrorregião do Sertão Central. O centro tem capacidade para ofertar serviços como cirurgia, quimioterapia e mastologia.
O médico Jefferson Oliveira, que realizou a cirurgia de dona Lourdes , ressalta a preparação da unidade de saúde para atender pacientes com câncer que morem nas proximidades do hospital. "Realizar a primeira cirurgia tem um significado enorme, tanto pessoal como de política pública. Hoje, a gente vê uma conquista para essas pessoas e para as famílias dela, é um marco na descentralização em saúde”, completou o médico.
A inauguração do novo equipamento de saúde oncológica, na última segunda-feira, contou com a participação do governador Elmano de Freitas, da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, e com o diretor-geral do HRSC, doutor Cristiano Rabelo.
De acordo com informações do Governo do Estado, o investimento foi de R$ 11,2 milhões de equipamentos e insumos para o funcionamento, deste mês a dezembro de 2024, do setor oncológico.
Autor Wilnan Custódio
Foto - Secretaria de Saúde do Ceará
Fonte - Secretaria de Saúde do Ceará.