Rádio Catarina Online

Escolas vão realizar busca ativa vacinal de crianças para aumentar cobertura no Ceará

 As escolas da rede pública do Ceará vão realizar busca ativa de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos como estratégia para aumentar a cobertura vacinal. A iniciativa foi anunciada, nesta segunda-feira, 2, pelos Ministérios da Educação e Saúde no lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação no Ceará, realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira, no bairro Paupina, em Fortaleza.

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que a integração entre saúde e educação busca mobilizar professores, pais e responsáveis sobre a importância da vacinação e pontuou a iniciativa. “Essa parceria com as escolas agora é toda uma mobilização para que o professor, que está em sala de aula, possa estimular e saber se a criança está vacinada, conversar com os pais e estimular para que a gente possa mudar esse cenário”, disse.

Atualmente, os índices da cobertura vacinal estão acima de 85%. A expectativa, no entanto, é que a cobertura alcance a meta de 95%. Os destaques no Estado, atualmente, estão para BCG e rotavírus, que estão com 90% do público-alvo imunizado. Os dados são do primeiro trimestre de 2023, disponibilizados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde.

Conforme com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, essa mobilização e demais ações nos municípios fazem parte de ações do Programa Saúde nas Escolas. A ministra também pontuou as possíveis atividades a serem realizadas pelos professores na rede de ensino.

“São ações locais de trabalho com os profissionais de saúde que vem a somar com o programa Saúde nas Escolas, que vão trabalhar com a comunidade escolar e sensibilizar as famílias da importância da vacinação, ajudando a verificar a caderneta, reforçando a necessidade da vacinação para aqueles que não tem a vacinação de todas as vacinas”, explica.

De acordo com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, a campanha trabalha com união e reconstrução. “Todos os 184 municípios do Ceará unidos para vacinar todas as nossas crianças com as vacinas distribuídas para todas as nossas unidades básicas de saúde. A relação do Ministério da Saúde e das secretarias da saúde e educação com a capilaridade que nós temos nas nossas escolas, permite chegarmos a todas as famílias, vamos poder integrar", pontua.

A campanha busca atualizar o esquema vacinal de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes, público-alvo da vacinação. Durante a campanha, que segue até o dia 14 de outubro, todas as vacinas de rotina estarão disponíveis durante as três semanas da campanha. A vacina da Covid-19 terá ser oferecida e intensificada durante o período.

A titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara, informa que outras iniciativas estão sendo articuladas para conscientizar o público sobre campanha, principalmente pessoas de difícil acesso no Estado.

"Existe um trabalho sendo feito com os municípios utilizando estratégias, como vídeos, passeatas, carreatas para atrair a população e falar da importância da vacinação. Os municípios são muito importantes para gente conseguir atingir aquelas crianças que estão em cidades mais distantes", destaca Tânia.

Leia mais AQUI

ليست هناك تعليقات