O Fortaleza foi superior ao Ceará nos primeiros 45 minutos do Clássico-Rei. A equipe tricolor teve maior posse de bola desde os primeiros minutos do confronto e controlou a maior parte das ações ofensivas da primeira etapa. Com menor controle da bola, o Ceará não conseguia construir boas jogadas e penetrar na defesa do Fortaleza.
Aos 22 minutos da primeira etapa, o Tricolor do Pici chegou ao seu primeiro gol. Após lançamento de Bruno Pacheco na área, Thiago Galhardo ajeitou de peito para Lucas Sasha. O camisa 88 do Fortaleza chutou forte no canto do goleiro Richard e abriu o placar na Arena Castelão. Nos minutos seguintes, o Fortaleza permaneceu superior na partida.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Ceará partiu para o ataque com mais intensidade, buscando oferecer algum perigo à defesa do Fortaleza. O Vovô esbarrou na forte marcação da defesa tricolor e não conseguiu levar perigo ao gol de Fernando Miguel. A melhor chegada na primeira etapa foi em um chute de Guilherme Castilho, já nos minutos finais.
O Fortaleza voltou ligado para o segundo tempo. Logo aos dois minutos da etapa final, a equipe de Juan Pablo Vojvoda chegou ao segundo gol, ampliando sua vantagem no placar. Após grande jogada individual do atacante Lucero, o argentino cruzou a bola na área. Caio Alexandre subiu e cabeceou para o fundo das redes.
Após sofrer o segundo gol, o Ceará passou a tentar pressionar mais a defesa do Fortaleza. Apesar de um leve controle da posse de bola, a equipe alvinegra não conseguia chegar com perigo ao gol de Fernando Miguel. Morínigo promoveu as entradas de Caíque Gonçalves, Chay e Luvannor, buscando uma maior intensidade ofensiva.
A partir dos 30 minutos, o Ceará cresceu no jogo e passou a pressionar com maior intensidade a defesa do Fortaleza. Chay, vindo do banco de reservas, deu maior mobilidade ao meio-campo alvinegro. Aos 48 minutos, o juiz marcou pênalti para o Ceará após a bola tocar no braço de Brítez. Danilo Barcelos cobrou e diminuiu para o Vovô.
Ceará e Fortaleza voltam a se enfrentar na próxima semana. Os rivais entram em campo no próximo sábado (8), às 16h de Brasília, na Arena Castelão, para disputar o jogo da volta da final do Campeonato Cearense 2023.
Caso vença ou empate o jogo, o Fortaleza conquista o pentacampeonato. O Ceará precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou vencer por dois ou mais gols de diferença para ser campeão no tempo normal.
Escrito por Daniel Farias*, daniel.farias@svm.com.br
Foto: Fabiane de Paula/SVM
Fonte - Diário do Nordeste