De acordo com boletim emitido pelo Governo do Estado na tarde deste domingo, 2, às 17h40min, 15 cidades estão em situação de emergência e uma, Milhã, decretou estado de calamidade pública por causa de alagamentos.
Pelo menos 11 rodovias estaduais foram atingidas, com cinco ainda registrando algum tipo de interrupção.
A Secretaria de Proteção Social do Ceará (SPS) continua com distribuição de 760 cestas básicas, 1.582 quilos de alimentos in natura e 404 colchões a oito cidades (Aratuba, Uruburetama, Itapipoca, Pacatuba, Umirim, Milhã, Senador Pompeu e Itapajé).
Os municípios atingidos também estão recebendo orientação da Pasta no tocante a protocolos de atendimento e casos de alagamento. A equipe psicossocial também está fornecendo ajuda para que protocolos de ação possam ser desenvolvidos.
De acordo com a Funceme, persiste a condição favorável a chuvas em todo o território cearense até terça-feira, 4. Entre esta noite de domingo, 2, e segunda-feira, 3, a intensidade pode variar, chegando a forte, para a maior parte do Estado em alguns momentos.
A partir da madrugada desta segunda-feira, seguindo ao longo do dia, a previsão é de chuva em todas as macrorregiões. Para a faixa litorânea, Ibiapaba, Maciço de Baturité, Jaguaribana e Sertão Central, Inhamuns e norte do Cariri, previsão de chuva de forte a moderada. No extremo sul do Ceará (sul do Cariri e do Sertão Central e Inhamuns), a tendência é de chuva entre fraca a moderada.
Foto: Fernanda Barros/ O Povo
Fonte - O Povo Online