De acordo com o TSE, as tropas serão distribuídas nos mesmos municípios do primeiro turno: Fortaleza, Aquiraz, Horizonte, Maracanaú, Caucaia, Pacajus, Quixadá, Tauá, Sobral e Juazeiro do Norte. A decisão, porém, ainda precisa ser aprovada pelo pleno do Tribunal.
No primeiro turno das eleições, no dia 2 deste mês, a Corte também enviou tropas a esses municípios, atendendo a uma consulta feita pela diretoria-geral do Tribunal à Comissão Permanente de Segurança, que manifestou a necessidade de reforçar a segurança dos eleitores.
O requerimento foi aceito pela presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) e pela Procuradoria Regional Eleitoral.
Além desse reforço das tropas federais, 10.376 profissionais das Forças de Segurança do Ceará atuarão no próximo domingo (30) em todo o Estado.
Conforme o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, o Ceará possui "vários órgãos trabalhando em conjunto para que tenhamos eleições seguras e tranquilas e para que o cidadão possa ir ao local de votação e exercer o seu direito ao voto”.
A ação faz parte do Plano Operacional de Atuação Integrada das Eleições 2022 – 2º Turno, coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) em parceria com o TRE e outros órgãos.
Foto: José Leomar/SVM
Diário do Nordeste